"QUEBRANDO BARREIRAS E ROMPENDO EM FÉ NO GOVERNO DE DEUS""

MINISTERIO PASTOR PAULO DE CARVALHO


FONE: 3088-6140

9892-2807

(TIM)

e 9827-0694

E-mail.; prpaulodecarvalho@bol.com.br

prpaulodecarvalho@hotmail.com

DESTAQUES DA AGENDA IPR PORTÃO

DESTAQUES DA AGENCIA IPR ÁGUA VERDE



“ SAI DA TUA TENDA,CONTE A S ESTRELAS DO CÉU,OLHE AREIA DO MAR. O SENHOR GUARDARÁ NOSSA ENTRADA E SAÍDA PARA SEMPRE.

SALMO 121 ”


sexta-feira, 20 de abril de 2012



A revista alemã "Focus" publicou uma reportagem sobre o tema "Eu, eu, eu". Ela tratava do culto ao eu – que aumenta cada vez mais em meio à nossa população – no qual cada um se considera cada vez mais importante. Cresce a sociedade que quer levar vantagem em tudo, que não recua diante de nenhum meio para alcançar seus objetivos. A pergunta é: "Será que este tipo de comportamento já não está dentro da igreja também?"

Existe uma busca desenfreada por grandeza e alta posição ultimamente. Até alguns discípulos de Jesus estavam pleiteando os melhores lugares ao lado do Mestre já naquela época. Jesus, entretanto, ensina os valores do Reino aos discípulos: “Pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve”. (Lc 22.26). 

O que vem a ser Humildade?
Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
Por humilde também se pode entender a pessoa que assume seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência. 

Em Jesus, humildade é resultado direto da revelação da "Graça de Deus" que cada cristão possui.
Humildade é o senso de capacidade que permeia a consciência de um cristão quando este contempla a superabundante "Graça de Deus" em contraste com sua desvalia, culpa e inaptidão. 

É a humildade que faz com que a religião não seja rígida, nem pesada, mas simples. É a humildade também que permite alguém se dispor a servir o outro. É a humildade que permite o cristão não se ofender e nem revidar, e voltar a face ao que fere. É a humildade que nos leva aceitar um lugar inferior àquele que julgamos merecer e silenciar a respeito dos nossos méritos.

“Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos”. Fp 2.3

Assim como a pessoa honesta não fala de sua honestidade, a pessoa pura não fala de sua pureza, também a humilde não discute a humildade, pela simples razão de que a humildade não possui consciência de si mesma. 

D.L. Moody disse: "A pessoa humildade não pensa nem um pouco sobre si mesma. O humilde não sabe que é humilde".

A humildade guia a pessoa ao sucesso. Se alguém presume que conhece bem alguma coisa quando na realidade, nada sabe, está perigosamente encobrindo sua ignorância e confusão. Aquele que sabe tudo, nada aprende, e por isso, apenas uma atitude humilde cria as condições para receber conhecimento e capacidade que levam ao sucesso.

Em 2 Timóteo 2:24,25 ... Paulo diz: "servos do Senhor não viva a contender, mas sim, sejam brandos para com todos, apto para instruir, paciente; disciplinando com mansidão os que se opõem"

O líder que busca ser semelhante a Cristo não pode dar lugar a uma arrogância pomposa, procurando projetar a si mesmo. Jesus disse: ".. Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas" (Mt 28:30)


Pelo poder de Cristo, temos de evitar toda forma consciente de elitismo, distinção de classe e autopromoção. Jesus é o nosso maior exemplo de Servo! "Ele se esvaziou de si mesmo, tomou a forma de servo, e mesmo sendo Deus, não julgou por usurpação ser igual a Deus". (Fp 2:5-7)


Certa vez os doze apóstolos estavam reunidos para celebrar a última páscoa. Era comum, haver ali um servo ou escravo para lavar os pés dos convidados, mas nessa ocasião não havia ninguém. Pedro não se ofereceu para fazê-lo, nem João e nem Tomé. Todos tomaram seus lugares, reclinando-se ao redor da mesa. Então, Jesus se levantou, tirou a túnica, pegou uma toalha e cingiu-se com ela e passou a lavar os pés dos discípulos! (João 13)


Se líder é aquele que serve. Cristo é o exemplo máximo de liderança. Ele veio para servir!

"Simular humildade é ser soberbo." (Santo Agostinho) 
"A falsa humildade é puro orgulho." (Blaise Pascal) 
"O orgulho divide os homens; a humildade une-os" (desconhecido)
"Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os colegas uma cortesia, com os inferiores é uma nobreza" (Benjamin Frannklin) 

Já orgulho começa no coração. O orgulho é algo sorrateiro, que entra devagarinho em nosso coração, mudando nossa motivação e mudando a base de nosso querer e de nosso agir. Em geral não usamos de violência para chegar mais à frente. Tudo começa muito sutilmente, nos insinuamos com cuidado. Fazemos um jogo duplo com outros, colocando o olho nos melhores lugares. 


A Bíblia diz: "Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e, sim, aquele a quem o Senhor louva." (2Co 10:18). Diz ainda: "Deus dá graça aos humildes, mas resiste aos soberbos! (Tg 4:6)

Conclusão: A pessoa humilde está livre do orgulho e arrogância. Antes, coloca-se em posição de submissão a outros, e é prestativa e cortês. Somente aquele que assume uma posição de servo e deixa Cristo derramar continuamente seu poder nele, está capacitado para exercer uma influência especial sobre um grupo, de modo a conduzi-lo a metas permanentes.

É imprescindível assumir uma atitude como João Batista teve, quando disse, olhando para Jesus: "Convém que ele cresça e que eu diminua" (Jo 3.30).

Em busca de humildade, 

Pr. Rogério Ferreira
(trecho adaptado do livro: Seja um líder de Verdade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário